Como vender mais pelo Instagram: Dicas simples
Uma pesquisa recente revelou que 84% dos usuários com celulares pesquisam e comparam produtos pela internet antes de fechar negócio. Ou seja, se o seu público-alvo está no Instagram, você precisa ter um perfil ativo na rede social. O uso do Instagram ficou em 4.1% do índice de usuários e ganhou do Facebook.
Isso serve para atrair mais clientes, informar aos seguidores mais detalhes sobre o seu segmento, promover a lembrança de sua marca na memória dos seguidores, fidelizá-los e até atender pelo Instagram como uma SAC 2.0.
No entanto, não basta apenas ter um perfil atrativo, uma conta comercial e postar o que você quiser e apenas quando você quiser. O Instagram deve ser utilizado com estratégias de marketing digital bem definidas para atingir seus objetivos delimitados. Por isso, aprenda algumas dicas simples de como vender mais pelo Instagram.
1. Coloque seu Instagram em modo público
Essa dica vale para todas suas redes sociais. Se você analisou que seu público-alvo está ativo no Instagram, faça uma conta empresarial pública. Um Instagram fechado pode afastar seus potenciais clientes. Já um Instagram aberto é convidativo para os consumidores seguirem sua conta.
2. Crie conteúdo de qualidade
Não vale apenas postar fotos de seus produtos. Um exemplo é uma empresa chamada Rabbit Sex Shop que só posta os produtos e promoções relacionadas. No Instagram, isso não funciona. As redes sociais são usadas mais para entretenimento do que para compras efetivas. Por isso, poste conteúdo educativo, inspirador e também entretenimento.
Você pode fazer uma pesquisa sobre que tipo de perfil seu público-alvo segue e tem mais engajamento. Esse pode ser o pontapé inicial para você saber que tipo de conteúdo postar. Nada de copiar, mas vale se inspirar.
3. Crie vídeos para o Instagram
Um erro que muitas empresas cometem é não usar todas as funcionalidades do Instagram, como stories, postagens de vídeos curtos, postagens carrossel, entre outros.
Faça vídeos de qualidade especialmente para o Instagram. Pode ser uma nova promoção, um vídeo informativo, detalhes sobre os produtos, dicas de uso dos produtos e muito mais. Não foque apenas na venda no Instagram. Seus seguidores querem ver conteúdo de qualidade.
4. Utilize hashtags
Um recurso muito bom no Instagram são as hashtags. Elas filtram todas as postagens que são semelhantes e postaram as mesmas hashtags. Ou seja, você pode ter uma hashtag única da empresa e utilizar outras de acordo com a postagem. Você pode usar até 30 hashtags para ter mais alcance. Uma dica de outro é não encher o post com hashtags. Coloque-as no primeiro comentário que o efeito de filtragem é o mesmo.
5. Tenha frequência de postagem
Não adianta postar uma vez por semana e sumir do Instagram depois. É necessário bolar um cronograma de postagens semanal ou mensal ao menos, com planejamento prévio de conteúdo. O Instagram é uma rede social de consumo muito rápido de informações. Isso faz suas postagens sumirem rapidamente.
Por isso, poste com uma frequência de pelo menos 3 postagens por semana, no mínimo. Também fique atento ao engajamento que os seguidores terão com sua conta do Instagram. Devolva o engajamento.
6. Aposte em dicas para os seguidores
Aposte em conteúdos com dicas de seu segmento para seus seguidores. Você pode dar dicas referentes ao uso de produtos, benefícios de algo relacionado com o segmento, curiosidades, modo de fabricação dos produtos e muito mais.