Meta vai construir o computador mais rápido de todos

Meta vai construir o computador mais rápido de todos

Saiba tudo sobre o AI Research SuperCluster (RSC), o computador mais rápido do mundo 

Imagina um computador que não trava e que funciona sem atrapalhar seu dia a dia de trabalho? Seu propósito não é exatamente esse, mas o Meta, ou antigo Facebook, anunciou que está desenvolvendo um supercomputador com Inteligência Artificial para ser lançado ainda em 2022. 

O seu objetivo não tem como foco o consumidor que utiliza essa ferramenta para trabalho e diversão. A intenção com esse aparelho é usá-lo para treinar sistemas de machine learning. 

Continue lendo e confira todos os detalhes sobre essa novidade da Meta! 

O futuro do metaverso da empresa 

O supercomputador anunciado pela Meta chama AI Research SuperCluster (RSC), conta com inteligência artificial e será o computador mais rápido do mundo. Ele vem sendo construído nos últimos 18 meses e tem um desempenho equivalente ao de mais de 100 mil computadores de desktop padrões. 

Ainda, o RSC possui 760 sistemas Nvidia DGX A100 com 6.080 GPUs, que são conectadas para resolver problemas e treinar a aprendizagem de máquina. Esses equipamentos pretendem ser expandidos pela antiga Facebook, que tem a meta de contar com 16.000 GPUs, processando trilhões e bilhões de dados.

Como você viu pelo nome da máquina, a sua maior relevância é ter Inteligência Artificial. Atualmente, toda empresa de tecnologia guia as suas decisões com base em dados ou tem esse fator como prioridade. 

Com isso, os dados serão analisados mais rapidamente e com mais eficiência. No caso da Meta, a empresa pretende treinar os algoritmos de uma forma mais veloz e utilizar esse sistema como base da sua nova plataforma do metaverso, na qual a AI é essencial. 

Novidades para o futuro

O projeto do AI Research SuperCluster (RSC) não é algo que apenas Zuckerberg tem como objetivo. Os seus rivais, como a Nvidia, empresa líder em computação de Inteligência Artificial, e a Microsoft também já anunciaram o seus próprios supercomputadores. 

Do lado da Microsoft temos o supercomputador Voyager-EUS2, que ocupa a 10ª posição na lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. A Nvidia desenvolveu o Cambridge-1 com o objetivo de ajudar pesquisadores nas áreas de biologia digital, computação quântica e estudos genômicos. Isso mostra que a empresa quer ampliar o entendimento sobre o câncer e outras doenças. 

Entenda na prática

Quer saber como esse supercomputador com Inteligência Artificial funcionará na prática? Vamos a alguns exemplos: 

  • moderação de conteúdos com discurso de ódio ou preconceituosos;
  • melhora na eficiência dos conteúdos sugeridos na plataforma e anúncios;
  • otimização dos recursos de realidade aumentada;
  • planejamento e experiência para o metaverso.

Além disso, Mark Zuckerberg também afirmou que o RSC poderá compreender centenas de idiomas, analisar textos, imagens e vídeos, além de trilhões de exemplos para trabalhar a AI com uma velocidade nunca antes vista.

Segurança e privacidade 

A Meta garante que seu novo aparelho será seguro e manterá todas as informações e dados dos usuários criptografadas. Basicamente, esses dados passam por um processo de revisão de privacidade para certificar se realmente são anônimos e impossíveis de detectar. 

De modo geral, a Meta busca criar um computador a prova de vazamentos, se tornando um caminho seguro para o metaverso — nova plataforma de computação criada pela empresa. 

Sendo assim, é no metaverso que os produtos orientados por Inteligência Artificial ganharão destaque e terão um papel cada vez mais importante nos próximos anos. 

Está ansioso para conhecer esse supercomputador e ver como ele funciona? Provavelmente, você verá cada vez mais informações sobre o assunto, além de muitas novidades e lançamentos da Meta. Por exemplo, a empresa já apresentou o seu headset Project Cambria, que contará com tecnologia de ponta e já feito com o seu metaverso.

wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *