Recursos para e-commerces fidelizar os clientes

Recursos para e-commerces fidelizar os clientes

Saiba como ter consumidores fiéis à sua loja com dicas simples

Um dos maiores desafios de um negócio, seja ele digital ou presencial, é fidelizar os clientes. Nas lojas in loco, descontos e um bom atendimento são as principais ferramentas. Mas, no mundo virtual, é um pouco diferente. Existem algumas técnicas, como o funcionamento do site e até cupom de desconto, que podem fazer o cliente virar um consumidor fiel do produto.

O e-commerce está em expansão e, nos últimos anos, tem tido resultados ainda melhores. Uma pesquisa realizada pela empresa Neotrust, em 2021, mostrou um aumento de quase 27% das compras online, comparadas ao ano anterior. Isso significou um recorde no setor, com mais de 160 bilhões de reais em vendas.

O levantamento também mostrou que os números são ainda mais animadores para 2022. E a receita tende a crescer 9%, chegando a um novo recorde de mais de R$ 170 bilhões este ano. O ticket médio por pessoa também deve crescer cerca de 1%, sendo estimado em aproximadamente R$ 460 por pessoa.

Mas, para ter clientes fiéis, que compram sempre na mesma empresa ou da mesma marca, é preciso estar atento em toda a experiência que eles terão no período de compra. Na internet, esses recursos são mais fáceis de serem mensurados e aplicados, mas precisam de supervisão e análise posterior.

Como fidelizar os clientes no e-commerce?

Para tornar os clientes consumidores recorrentes, existem algumas dicas e estratégias que você pode colocar em prática no seu site. Confira:

Excelência no atendimento

Assim como nas lojas físicas, o atendimento de qualidade também faz toda a diferença no comércio digital. É preciso ter uma boa equipe de suporte, especializada e preparada para tirar as dúvidas do consumidor, além de atendê-lo de forma simpática e atenciosa.

Outra dica importante é ter uma boa variedade de canais de atendimento. Para uma loja virtual, vale contar com chats online, redes sociais, e-mail e até mesmo um telefone, para que o cliente tenha opções para se comunicar com a empresa.

No mais, vale deixar claro que o atendimento online precisa ser rápido e efetivo, solucionando as demandas de forma prática. O consumidor digital têm muitas opções, por isso, um atendimento ruim pode ser um motivo para ele buscar o produto em outro site.

Brindes, descontos e cupons

Uma boa forma de fidelizar clientes é através do estímulo da reciprocidade. Surpreender o cliente de forma positiva torna-o mais próximo da compra em si e traz uma experiência mais positiva.

Para isso, é válido oferecer descontos, como o de primeira compra, ou cashback e até cupons via e-mail ou via redes sociais. Vale também enviar brindes junto com o produto. Por exemplo, se o cliente comprou um smartphone, por que não enviar uma case junto com o produto comprado?

Esses detalhes fazem toda a diferença na experiência de compra, deixando o cliente mais feliz e satisfeito com a loja. Dessa forma, a chance de ele voltar para uma próxima compra será muito maior.

Diversas formas de pagamento

Em uma loja virtual, quanto mais formas de pagamentos forem possíveis, melhor. Isso porque cada cliente se sente confortável com um método e terá a opção de escolher o melhor para ele.

Disponha de variações como boleto ou mais de um cartão de crédito. Isso pode ser um diferencial na hora do consumidor escolher entre duas lojas, por exemplo. Se a sua tiver o formato que ele deseja pagar, provavelmente será a escolhida.

Remarketing

Esta é uma ferramenta que permite que quem já comprou ou quem visitou o site e ainda não comprou, seja impactado por alguma campanha paga.

É uma boa opção para fidelizar quem já comprou, oferecendo descontos e produtos complementares ao que foi comprado. Se a pessoa adquiriu um tênis de corrida, por exemplo, por que não oferecer desconto em um casaco ou em uma camisa do mesmo esporte?

Além disso, por meio dessa ferramenta, é possível analisar os dados e saber quantas pessoas clicaram, quantas converteram e se o esforço está realmente valendo a pena para os resultados.

wps

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