6 maneiras para superar seu concorrente
A competição mantém você afiado. Independentemente de como você olha para isso, em todos os setores, você encontrará empreendedores com um produto ou serviço semelhante. Como um empreendedor (iniciante), o truque é evitar que seu cliente passe para o concorrente.
1. Maior qualidade do que a concorrência
Quando seus clientes em potencial estão procurando um produto ou serviço, eles não estão procurando por algo medíocre. Eles querem boa qualidade. Se o seu preço for ligeiramente superior ao da concorrência, mas a qualidade for comprovadamente melhor, a maioria dos clientes escolherá você.
Encontre as melhores matérias-primas e faça boas pesquisas sobre todas as partes da cadeia de suprimentos. Esta é a única maneira de saber exatamente a qualidade que oferece.
2. Determine o preço certo
Barato costuma ser caro, o cliente também sabe disso. Portanto, sempre busque a qualidade mais alta possível, mesmo que isso signifique que seus preços serão ligeiramente mais altos.
Se você oferece um serviço, também pode cobrar um preço mais alto se, por exemplo, tiver mais experiência ou especialização.
Qual deve ser o valor do meu produto/serviço?
É claro que também existe um preço alto demais. Verifique os sites de seus concorrentes para estimar o preço médio. Não se sente muito acima disso.
Acha difícil encontrar um bom preço? Neste artigo, você aprenderá a calcular o preço de custo ideal.
3. Melhor serviço do que os concorrentes
O boca a boca é extremamente importante se você deseja expandir sua base de clientes. Empreendedores que insistem na amizade com o cliente, boa acessibilidade, prazos de entrega rápidos e solução adequada de problemas acabam colhendo os benefícios. Considere o seguinte:
- Nunca grite do alto que sua empresa oferece um ótimo serviço; que pode incomodar um cliente que passou por isso de maneira diferente;
- Não caia na tentação de falar “Nós do pato do banheiro”. Em vez disso, peça aos clientes satisfeitos para deixarem um comentário, isso é muito mais valioso.
4. Argumento de venda único (USP)
O que distingue sua empresa dos concorrentes? Procure os fatores que tornam seus produtos, como por exemplo um sapato social masculino, diferentes (no sentido positivo) dos demais. Estes são seus pontos de venda exclusivos.
Por exemplo, está na extensa gama ou nos anos de experiência da sua empresa? Quanto mais tangíveis suas qualidades, melhor você pode vender o argumento.
5. Ofereça algo extra com a compra ou pedido
Os clientes em potencial adoram benefícios. Ao oferecer algo extra com uma compra ou pedido, você pode convencer ainda mais consumidores.
Não procure apenas essas ofertas especiais em produtos gratuitos, mas também considere a possibilidade de oferecer informações extras gratuitamente, por exemplo, na forma de uma revista ou boletim informativo .
6. Peça feedback aos seus clientes
Claro que você acredita firmemente no seu produto ou serviço, mas seus clientes também acreditam nisso? É importante pedir regularmente feedback de seus clientes.
Essa é a única maneira de descobrir se o que você está vendendo ainda atende às necessidades deles. Você pode fazer uma pesquisa, fazer entrevistas ou simplesmente ligar ou falar com seu cliente.