Guia definitivo para automação de marketing

Guia definitivo para automação de marketing

A automação de marketing promete grandes coisas; mais leads, conversões e vendas, tudo com menos trabalho. As empresas que usam a automação tiveram aumento de leads e vendas, gerando uma redução de 14% na produtividade de vendas e 12% nas despesas gerais de marketing.

Para profissionais de marketing, a automação oferece uma excelente oportunidade para maior eficiência, redução de custos e uma experiência aprimorada do cliente. Embarcar em uma jornada de automação para sua empresa pode parecer intimidador, mas com o conselho certo, é mais fácil do que você pensa!

Neste artigo, explicaremos tudo o que uma equipe de marketing precisa saber sobre automação em marketing.

Como a automação pode se encaixar em uma estratégia de marketing?

De acordo com uma nova pesquisa, 44% dos líderes de marketing acreditam que a automação se tornará mais importante como uma habilidade em 2020, algo a se ter em mente ao requalificar funcionários e contratar novos funcionários em 2019.

automação de marketing

Aqui estão algumas maneiras de encaixá-lo perfeitamente em sua estratégia de marketing:

Redirecionar o foco para a estratégia

O objetivo de qualquer tipo de automação é aumentar a eficiência. Os projetos de marketing podem exigir muito dos recursos da sua organização. A automação libera tempo que pode ser mais bem gasto em tarefas que exigem a experiência exclusiva dos membros da equipe, como estratégia e interação com o cliente.

Os processos automatizados cuidarão das comunicações com o cliente, criação de leads, programação de conteúdo, gerenciamento de mídia social, pesquisa de mercado, análises; praticamente qualquer tarefa que não requeira envolvimento humano ativo. A implementação da automação pode, portanto, levar ao aumento da produtividade e melhor eficiência para o seu negócio.

Realocar orçamento

A eficiência é o mecanismo-chave aqui; quando os membros da equipe têm tempo para se concentrar em suas tarefas principais, isso os torna mais produtivos. Por sua vez, os projetos são entregues com mais rapidez e sem a necessidade de investimento em equipe extra.

A automação elimina o desgaste de tarefas repetitivas, permitindo que você obtenha o máximo dos especialistas. Com essa economia, sua empresa pode realocar o orçamento diretamente de volta para as campanhas para obter mais retornos.

Suporte às interações do cliente

A comunicação eficaz é crucial para nutrir leads ou um relacionamento com o cliente potencial. Mas isso não exige que a equipe passe o dia todo lidando com e-mails. A automação de e-mail é um dos lugares mais fáceis para começar, por exemplo, quando um visitante do site faz uma conversão, uma sequência de e-mails automatizados escritos e oportunos pode ser enviada para um novo lead para mantê-los aquecidos.

Isso cria dois benefícios claros. Em primeiro lugar, ele garante que esta comunicação crítica foi enviada em tempo hábil e, em segundo lugar, não requer nenhuma contribuição extra de você. Configure a regra uma vez e é isso!

automação de marketing

Os e-mails fornecem uma ideia do potencial da automação. De lá, você pode passar para outros formatos, como chatbots para suporte imediato ao cliente em seu site, ofertas por mensagem de texto por tempo limitado e lembretes automáticos por telefone. Os clientes receberão o suporte de que precisam ao longo de sua jornada, automaticamente.

Reúna análises significativas

O software de automação coleta e analisa dados relativos a leads, clientes, vendas, sucesso de campanha e assim por diante. Isso ajuda os profissionais de marketing a avaliar a eficácia de campanhas passadas e atuais e prever quais estratégias funcionarão bem no futuro.

Os relatórios dessas análises automáticas permitem que cada estágio de seu processo de marketing aprenda e melhore. As marcas também podem se beneficiar dos testes A / B automatizados, que permitem otimizar o conteúdo em tempo real para obter o máximo impacto.

4 etapas principais para a automação

Antes de implementar processos de marketing automatizados, é importante estabelecer um fluxo de trabalho. Isso permite que sua equipe se prepare para novos processos e garante que a automação produza os melhores resultados para sua marca. Existem quatro etapas principais a serem concluídas:

1. Identifique as tarefas certas :

Procure as tarefas de marketing mais repetitivas de sua equipe. É aqui que você encontrará os maiores ganhos com a automação. Como mencionamos acima, simplesmente automatizar e-mails de resposta, por exemplo, pode reduzir substancialmente a carga administrativa em sua equipe. Planeje todas as suas tarefas de marketing atuais e selecione aquelas que são demoradas e compatíveis com a automação.

2. Selecione o software de automação apropriado:

Existem infinitas opções quando se trata de software de automação. Filtrar os melhores pode ser um desafio – principalmente no início. Apresentaremos a você a nata da cultura posteriormente neste artigo, mas também é importante observar que pode haver software que seja feito sob medida para o seu setor. Expanda sua pesquisa para verificar isso antes de se comprometer a longo prazo. A maioria das plataformas oferece um teste gratuito, o que lhe dá a chance de testar o software em seu ambiente exclusivo e avaliar qual é o mais adequado.

3. Treine sua equipe:

Embora a automação torne o marketing imediatamente mais eficiente, a introdução de novos softwares e processos requer um investimento em treinamento para a equipe aplicável. É importante que os membros da equipe entendam como a automação se encaixa em seu dia de trabalho e como sua função pode ser redirecionada. 

automação de marketing

Enfatize os benefícios e dê aos funcionários a oportunidade de testar novos sistemas completamente, ao mesmo tempo em que reconhece quaisquer preocupações que possam ter. Prevê-se que a automação de marketing se tornará uma das habilidades de marketing mais importantes, e as empresas estão respondendo de acordo, com maior investimento agora e no futuro.

4. Avalie a eficácia da automação:

Implementar a automação não é o fim da história. Recomendamos uma revisão periódica do que está funcionando bem, o que pode ser melhorado e o impacto da automação nas principais métricas. Isso permite que você faça os ajustes apropriados na hora certa.

wps

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