Como um sistema ERP pode ajudar a sua empresa a otimizar processos e economizar dinheiro.
Você aluga, compra equipamentos e expande operações com um único objetivo: gerar retorno. Você também optou por implementar um sistema ERP com o mesmo resultado final: aumentar os lucros. No entanto, em vez de expandir suas operações para atingir o crescimento, um ERP protheus pode ajudá-lo a cortar custos e fazer mais com a configuração atual da sua loja.
Resumindo, os ERPs economizam o dinheiro dos fabricantes. Mas de que maneira exatamente? Aqui estão cinco lugares comuns onde a economia pode ser encontrada:
Custos de estoque
Os custos de manutenção de estoque são um grande problema para muitos fabricantes, fazendo com que você tenha muito capital amarrado em estoque, em vez de estar disponível para ajudar a financiar e expandir suas operações de outras maneiras. A solução: obter o menor estoque possível para o seu tipo de fabricação. Ao reduzir, as empresas liberam capital e reduzem a probabilidade de peças e componentes serem danificados enquanto você fica sentado em sua loja ou de ver certas peças ficarem obsoletas ou não utilizadas nas prateleiras.
Um software ERP pode prever com precisão os requisitos de estoque, e os modernos ERPs específicos de manufatura podem determinar o que é necessário já na fase de estimativa. Com uma visão em tempo real para WIP e projetos futuros, a compra de estoque pode passar mais facilmente da compra em excesso para a compra de acordo com os prazos de entrega e entrega específicos dos materiais de que você precisa, com a opção de lote dessas compras.
Outro benefício é a capacidade de relatar com precisão o desperdício e as devoluções, além de fornecer uma avaliação confiável da posição do estoque a qualquer momento. Saber os níveis de estoque em tempo real torna mais fácil reabastecer o estoque, já que um ERP pode solicitar materiais automaticamente para você ou enviar ao gerente de compras um lembrete oportuno, informando que os itens precisam ser recomprados. Sem um ERP informando que é hora de reabastecer o estoque, você pode enfrentar enormes custos de envio para agilizar o frete quando eles precisam desesperadamente de estoque.
Custos operacionais
Os ERPs economizam dinheiro para os fabricantes em custos operacionais de muitas maneiras. Por um lado, como os ERPs são sistemas abrangentes, eles eliminam a necessidade de softwares separados em cada departamento. Isso economiza dinheiro em termos de reinserção de dados (que pode ser cara), redução de erros e custos recorrentes de licenças, atualizações e treinamento em software.
Outro exemplo de onde os ERPs geram economia é nas fases de engenharia ou design de um projeto. Considerando o custo de mão de obra de trabalhadores qualificados necessários para executar essas etapas essenciais em ambientes de engenharia sob encomenda, qualquer medida para manter esse pessoal em tarefas de alto nível (como projeto real) se traduz em economias substanciais.
Além disso, com todos os dados em um só lugar, há maior fluidez na produção e no atendimento às demandas dos clientes. Esses minutos somam horas, que somam dias e semanas no final do ano. Por exemplo, apenas ser capaz de fornecer a um cliente as informações de que ele precisa sobre um pedido imediatamente, em vez de ter que dizer ‘deixe-me entrar em contato com você’ e, em seguida, perguntar sobre coisas com outro gerente em outro departamento economiza tempo e dinheiro a cada vez.
Dados em tempo real
Não é apenas sobre o que você sabe, mas quando você sabe. Ter dados em tempo real significa ser capaz de mudar o curso no meio do caminho para evitar o que, de outra forma, seriam erros onerosos na produção. Em vez de lidar com os erros depois de cometidos, os erros podem ser tratados preventivamente, usando os dados em tempo real que um ERP fornece. Além disso, o rastreamento do projeto ajuda sistematicamente a definir os custos de cada etapa da produção e ajuda os fabricantes a otimizar as operações e resolver o baixo desempenho.
E o outro benefício dos dados em tempo real é uma redução na lentidão durante o roteamento e execução de projetos. Muito tempo é perdido em conversas e compartilhamento de informações durante a produção, quando, em vez disso, uma solução ERP pode atuar como um painel ao vivo que qualquer pessoa no chão de fábrica pode consultar.
Funcionalidades amigáveis para impostos
Uma solução ERP ajuda na segunda inevitabilidade mais pronunciada da vida: impostos. Se sua loja faz negócios em vários estados, províncias ou países, as implicações fiscais e de conformidade para seu negócio podem ser surpreendentes. Com as informações financeiras consolidadas em um local central, os sistemas ERP rastreiam ativamente cada dólar que sua empresa gasta e ganha. Esses registros não estão apenas disponíveis, mas também facilmente acessíveis a qualquer momento no futuro, facilitando o cumprimento de suas obrigações fiscais.
Ao simplificar esse tipo de rastreamento de despesas e receitas, os fabricantes evitarão mais facilmente erros de contabilidade onerosos. Alguns ERPs têm até integrações com sistemas de software de conformidade tributária que podem ajudar a automatizar processos complicados de tributação e conformidade. Fique ligado para obter mais informações sobre a nova integração dos ERPs Genius com o Avalara – simplificando questões complicadas de tributação.
E os ERPs não apenas economizam dinheiro, mas também ajudam a ganhar mais dinheiro!
Os pontos acima mostram como os sistemas ERP economizaram seu dinheiro. O outro lado de um software ERP é como ele o ajudará a gerar mais dinheiro com o tempo. Com o sistema certo implantado, você pode definir mais facilmente as etapas práticas necessárias para o crescimento. Você terá a base certa para escalar seus negócios com um sistema ERP – permitindo que seus negócios decolem e seus lucros disparem.