10 dicas para aumentar as vendas de um comércio eletrônico

10 dicas para aumentar as vendas de um comércio eletrônico

Você tem um comércio eletrônico? Então, o que vamos contar a você será mais do que interessante. Pegue um lápis e papel e anote essas dez dicas que apresentamos com base na experiência com diversos projetos, desde sexshop até lojas de departamentos, empresa com mais de 10 anos de dedicação ao posicionamento de plataformas de e-commerce.   

Vamos lá!

10 dicas para aumentar as vendas

1. Crie estratégias de vendas

Isso é dar um empurrãozinho para quem visita o seu site, para que ele decida fazer aquela compra que tanto deseja , como você faz? Deixamos algumas ferramentas: 

Frete grátis

 tudo o que diz “gratis” é vendido. Se enviar o produto sem custos para os seus clientes, será muito bem recebido pelos seus potenciais compradores, pois perceberão que lhes está a poupar uma boa quantia de dinheiro.

Já oferece descontos nas segundas compras? Para quem está prestes a comprar alguma coisa, a possibilidade de levar mais um item, aproveitando um desconto interessante, é muito tentadora. Os descontos são uma excelente ferramenta para fazer o potencial comprador se sentir mais tentado do que nunca a comprar.

Ponto de Venda

É importante ter em seu e-commerce uma seção dedicada à venda de itens fora de época ou que não foram vendidos. Garantimos que quem lhe disser que visitou um comércio eletrônico sem ver a seção “descontos” estará mentindo.

2. Personalize as pesquisas dos visitantes da sua loja online

É estatisticamente interessante, como é bom que os compradores em potencial vejam em um comércio eletrônico os produtos em que estiveram interessados ​​em alguma outra visita anterior (ou seja, eles realizaram alguma ação em eles).

Portanto, recomendamos que, se você possui uma plataforma que inclui diversos produtos à venda, não perca a oportunidade de lembrar aos visitantes que o produto “x” foi interessante. O mesmo vale para “produtos relacionados”.

3. Campanhas nas Redes Sociais

Promover um determinado produto ou serviço nas Redes Sociais é uma excelente ferramenta para divulgar o seu comércio eletrônico e alcançar clientes em potencial que, de outra forma, nunca conheceriam sua loja online.

Atendimento ao cliente: um ponto-chave para vendas online

Levando em consideração os três primeiros pontos que abrangem a fase de atração, é importante focar nos usuários do nosso e-commerce. As dicas a seguir visam o que você deve fazer para não perder nenhuma oportunidade de venda.

4. Usabilidade

A experiência do usuário em um site é fundamental. Se o comércio eletrônico está mal organizado, o carregamento lento, a navegação não é fácil, etc., as pessoas rapidamente se cansam e fecham a aba, para visitar uma plataforma devidamente projetada, projetada para oferecer o que o usuário realmente deseja. Se você quer vender mais, este ponto é essencial para aumentar suas vendas de comércio eletrônico.

5. Ofereça conteúdo escrito de interesse para seus visitantes

Acontece que se as pessoas que navegam em mecanismos de pesquisa na esperança de encontrar informações sobre algo em particular, elas encontram conteúdo encontrado em sua plataforma de vendas online, gostam e compartilham em suas redes sociais, você poderá alcançar pessoas que, de outra forma, nunca conheceriam seu produto.

Assim, se por exemplo você vende café ou algum produto comestível, pode inserir conteúdos como: propriedades de um determinado alimento; benefícios de escolher o produto que você oferece; etc.

Além disso, este conteúdo (com a correta gestão do mesmo), irá ajudá-lo no posicionamento nos motores de busca , para que a sua “loja online” seja apresentada a potenciais compradores, antes dos seus concorrentes.

6. Responda o mais rápido possível

Quando uma pessoa está procurando um produto na Internet, é provável que enquanto ela tiver seu comércio eletrônico na tela, ela terá mais algumas abas abertas, com produtos oferecidos por sua concorrência.

Essa é a magia da Internet, ela permite que você compare e veja as diferentes opções que estão no mercado, bastando abrir algumas abas. Posto isto, é importante que registre o que comentamos abaixo: se receber uma consulta, é provável que o visitante tenha deixado a mesma pergunta em vários sites de vendas online.

Por isso, é fundamental que você as responda o mais rápido possível, quanto tempo é um tempo razoável? Não demore mais de uma hora. Os motivos pelos quais lhe sugerimos rapidamente são: “quem bate primeiro, bate melhor”, isso mesmo! Se você responder antes da concorrência, deixará uma excelente impressão (o potencial comprador perceberá as ações de uma empresa responsável, atenta às necessidades de seus clientes).

A outra razão é que você evita que a venda esfrie, talvez, se deixar o comprador pensar um pouco mais, você perde a oportunidade de vender. Por fim, se uma pessoa deixar o telefone nessa questão ou preencher um formulário, é um claro sinal de que ela prefere que você ligue para ela! Uma ótima oportunidade para estabelecer contato direto. Fazer essa ligação vai dar uma boa impressão e seriedade ao assunto.

7. Palavras, palavras-chave, frases e tags

É muito importante incluí-los nos produtos. Essas palavras e uma excelente descrição delas o ajudarão a obter visitas mais orgânicas. A escolha dessas palavras-chave é muito importante, o ideal é que você deixe essa atividade nas mãos de profissionais, ou se sirva de uma ferramenta do Google para fazê-la da maneira correta. 

8. Fotos

Você tem que dar muita importância a este ponto. Se você está vendendo um produto, quer mostrá-lo o mais “bonito” possível, certo? Tudo entra primeiro pelos olhos!  Mostra corretamente seus detalhes, cores, dimensões, etc. Sempre que possível, oferece várias imagens de cada produto, uma variedade de cores e uma demonstração de uso e / ou aplicações.

9. Descrições

as descrições dos produtos devem ser excelentes. Já impressionante com as imagens, feche agora a venda com a descrição detalhada e útil do produto.

10. Fidelize seus clientes

Alguma dúvida de que é muito mais fácil reter e convencer clientes que já compraram e conhecem seu produto do que conseguir novos compradores? Desenvolver ações de marketing que refresquem a memória das pessoas que o escolheram em alguma ocasião, lembre-as de que seu comércio eletrônico fez com que se sentissem bem e que você ainda está lá para cuidar delas, aconselhá-las e oferecer o que precisam.

Por exemplo, através do email marketing , você pode parabenizá-los pelo aniversário, avisar que há um produto à venda ou até mesmo mostrar as novidades da sua loja online.

Conclusão

Impulsionar um comércio eletrônico e se destacar na Internet exige esforço e horas de dedicação, incluindo colaboração com especialistas em conteúdo e estratégias de posicionamento de SEO.

O importante é que durante o processo de construção e promoção da sua loja online leve em consideração as principais métricas para que possa determinar quais as ações que estão a dar os melhores resultados.

Um bom ponto de partida para resultados diferentes é colocar essas 10 dicas úteis em prática. Tente! E se funcionar para você, compartilhe suas conquistas nos comentários.

wps

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