Dicas para utilizar lentes de contato sem riscos

Dicas para utilizar lentes de contato sem riscos

Não é fácil colocar em prática novos hábitos para sua saúde e bem-estar. No entanto, há muitos cuidados diários a aplicar, até na saúde ocular. Antes de buscar lente azul natural de contato para comprar, saiba como utilizá-las a favor de sua saúde ocular.

Para você ter uma rotina mais confortável e saudável com o uso de lentes de contato, confira as dicas a seguir.

1 – Faça uma consulta com um oftalmologista

O primeiro passo para ter uma vida ocular saudável com suas lentes de contato é realizar consultas com seu oftalmologista com a frequência que o profissional estipular. Além disso, é o oftalmologista que vai determinar o melhor tipo de lente para você e suas atividades cotidianas.

Além disso, o especialista é o mais recomendado para consultar em casos de emergência, como incômodo recorrente com as lentes de contato.

2 – Anote a validade das lentes de contato  

Para não usar lentes de contato com prazo de validade vencido, o ideal é anotar em algum lugar a data de validade. Isso faz com que você esteja atento ao período de uso seguro. Utilizar lentes de contato vencidas trazem prejuízos para sua saúde ocular.

Após o período de validade, as lentes de contato perdem suas propriedades, o que aumenta o risco de pequenas lesões que podem virar uma infecção.  

3 – Na praia ou na piscina utilize lentes descartáveis

Felizmente, lentes de contato são uma ótima alternativa aos óculos na hora de frequentar a praia ou a piscina. No entanto, escolha lentes de contato descartáveis e com proteção UV.

Elas são usadas apenas uma vez e descartadas no mesmo dia. Por isso, elas são mais indicadas para utilização em lugares com maior risco de infecção, como é o caso da praia e da piscina. Além disso, é preciso evitar o contato direto da água, mesmo com lentes descartáveis.

4 – Não durma com lentes descartáveis

A recomendação de todos os especialistas é não dormir de lentes de contato, nem tirar um cochilo. Quando os olhos ficam fechados por muito tempo, sua lubrificação diminui. Isso leva ao ressecamento das lentes e pode causar sua aderência às córneas. Isso pode causar lesões e infecções. Portanto, sempre tira as lentes de contato para dormir.

5 – Utilize colírio oftalmológico

No processo de adaptação às lentes de contato, é comum sentir certo desconforto, como se os olhos estivessem secos. A sensação também existe para você que reside em locais com baixa umidade ou em ambientes com ar-condicionado.  Isso prejudica a hidratação e lubrificação das lentes.

Se o incômodo não passar, entre em contato com seu oftalmologista para que o profissional possa indicar um colírio. O colírio vai lubrificar a superfície das lentes, aumentar a hidratação e trazer conforto na utilização.

6 – Não mexa nos olhos com as mãos sujas

É preciso estar com as mãos higienizadas e limpas na hora de retirar e colocar as lentes. Ainda mais, é necessário limpar também as unhas.

As mãos estão sempre em contato com bactérias e microrganismos que podem causar infecções variadas se entrarem em contato com os olhos. Pode ser apenas uma conjuntivite ou até uma lesão na córnea. Por isso, lave as mãos, as unhas e seque-as bem antes de tirar ou colocar as lentes.  

wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *