O que é energia renovável? E porque investir nessa tecnologia

O que é  energia renovável? E porque investir nessa tecnologia

Energia renovável,
É uma energia produzida a partir de recursos naturais que são constantemente substituídos e nunca se esgotam como o SOL. Assim como existem muitas fontes naturais de energia, existem muitas tecnologias de energia renovável. A energia solar é uma das mais conhecidas, a energia eólica é uma das mais difundidas e a hidroelétrica uma das mais antigas. Outras tecnologias renováveis ​​aproveitam a energia geotérmica, bioenergia ou energia oceânica para produzir calor ou eletricidade. Igualmente empolgantes são as novas tecnologias que ajudam a gerenciar a energia renovável para que ela possa ser produzida dia e noite enquanto fortalece a rede elétrica. Essas tecnologias de capacitação incluem armazenamento de bateria , previsão de fornecimento, estabilidade da rede e tecnologias de rede inteligente.

Veja exemplos:

  • Energia eólica e hidrelétrica são o resultado direto do aquecimento diferencial da superfície da Terra, que faz com que o ar se mova (vento) e a precipitação se forma à medida que o ar é levantado
  • A energia solar é a conversão direta da luz solar usando painéis ou coletores
  • A energia da biomassa é a luz solar armazenada contida nas plantas

Energia solar
A energia solar é a energia gerada a partir do calor do sol ou da luz solar. A energia solar é a energia capturada do sol que é convertida em eletricidade ou usada para aquecer o ar, a água ou outros fluidos. Essa forma de energia depende da energia de fusão nuclear do núcleo do sol. Essa energia pode ser coletada e convertida de algumas maneiras diferentes. Veja se vale a pena instalar energia solar clicando em : simulador de energia solar grátis

Fotovoltaico solar
Essa tecnologia converte a luz solar diretamente em eletricidade usando células fotovoltaicas (PV). As células solares fotovoltaicas são combinadas em painéis. Eles podem ser colocados em telhados, integrados em projetos de edifícios e veículos, ou instalados aos milhares em campos para criar usinas de energia solar em grande escala. A concentração de energia solar fotovoltaica usa campos de espelhos de rastreamento do sol chamados heliostatos para concentrar a luz solar em células fotovoltaicas altamente eficientes localizadas dentro de um receptor no topo de um mastro ou torre.

Energia eólica
O vento é gerado por mecanismos complexos que envolvem a rotação da Terra, o calor do sol, o efeito de resfriamento dos oceanos e calotas polares, gradientes de temperatura entre a terra e o mar e os efeitos físicos de montanhas e outros obstáculos. As turbinas eólicas convertem a força do vento em torque (força rotacional), que é então usado para impulsionar um gerador elétrico para gerar eletricidade. As usinas de energia eólica (conhecidas como parques eólicos) normalmente aproveitam a produção de várias turbinas eólicas por meio de um ponto de conexão central à rede elétrica.

wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *