Por que um sistema de gerenciamento de desempenho é importante?

Por que um sistema de gerenciamento de desempenho é importante?

O que é gerenciamento de desempenho? Quais são os benefícios e a importância da gestão de desempenho? Descubra como o gerenciamento de desempenho melhora os níveis de engajamento e retenção de funcionários e a produtividade da empresa, ao mesmo tempo em que melhora seus resultados financeiros.

CEOs, diretores de empresas, influenciadores e grandes nomes do mundo dos negócios pregam regularmente a importância da gestão de desempenho eficaz –  o ato de se envolver com um funcionário para revisar o desempenho e desenvolvimento contínuo no local de trabalho. O processo de gerenciamento de desempenho combina a coleta de informações por meio do monitoramento da conclusão de metas, feedback e discussões. Ao analisar sucessos, pontos fortes, aprender com os erros e examinar o potencial de crescimento e desenvolvimento, as empresas podem desenvolver talentos, aprimorar o desempenho individual e eliminar problemas. Mas isso é mais fácil dizer do que fazer.

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Existem vários processos, ferramentas e abordagens de gestão de desempenho que as empresas podem adotar para inspirar, monitorar e gerenciar os funcionários. Um sistema de gestão de desempenho eficaz requer comprometimento e dedicação do departamento de recursos humanos e dos gerentes e funcionários. A seguir, exploraremos por que devemos ter avaliações de desempenho de funcionários no trabalho (embora não sejam avaliações anuais desatualizadas e ineficazes), como a gestão de desempenho está mudando e a importância geral da gestão de desempenho para o sucesso do negócio.

O objetivo de qualquer bom sistema de gestão de desempenho

Existem muitas abordagens, ferramentas e técnicas diferentes envolvidas na gestão de desempenho. Dois sistemas de gerenciamento de desempenho nunca serão iguais. Assim como a cultura da empresa, seu sistema de gestão de desempenho será único e específico para seus valores, seus objetivos e seu propósito. No entanto, todo bom sistema de gestão de desempenho busca trabalhar para a melhoria do desempenho organizacional geral, apoiando o desempenho, a produtividade e o bem-estar de seus funcionários. 

Em última análise, todo sistema de gestão de desempenho deve garantir o cumprimento das metas e ambições organizacionais gerais, ao mesmo tempo em que as alinha com as metas dos funcionários. Desta forma, a gestão de desempenho e os objetivos de negócios se entrelaçam com o bem-estar e a moral dos funcionários.

Por que temos avaliações de desempenho no trabalho?

Toda empresa deseja que seus quadros sejam preenchidos com funcionários entusiasmados e ambiciosos que desempenhem suas funções com perfeição e sempre superem as expectativas. A realidade, entretanto, é que os seres humanos têm falhas. Alguns dias, podemos estar motivados para o desempenho, enquanto em outros, podemos encontrar problemas e obstáculos que impedem nosso progresso e produtividade.

Precisamos de avaliações de desempenho para mostrar aos funcionários que eles têm apoio, para oferecer treinamento e desenvolvimento e para entregar recompensa e reconhecimento. Quando realizadas regularmente, as avaliações de desempenho também permitem que as empresas identifiquem problemas sérios de desempenho, o que significa que podem ser corrigidos imediatamente, em vez de evoluir para problemas mais complexos.

Gestão de Desempenho Contínuo vs. Avaliações Anuais

Conforme mencionado, há mais de uma maneira de abordar o gerenciamento de desempenho. Atualmente, existem duas abordagens principais quando se trata de avaliar o desempenho e gerenciar a progressão de talentos:

  1. Desempenho contínuo homem-idade-ment (também conhecido como Agile Performance Management)
  2. Avaliações anuais tradicionais

65 % das empresas ainda usam avaliações anuais em um sistema de gestão de desempenho contínuo. Essa abordagem tradicional de análises anuais de desempenho envolve uma análise formal demorada que ocorre uma ou duas vezes por ano. Durante essa revisão, o desempenho de um funcionário nos últimos seis a doze meses é avaliado e metas ou objetivos futuros são definidos. Embora permaneçam bastante prevalentes, as avaliações anuais de desempenho não são um processo eficaz de gestão de desempenho . Dada a extensa papelada envolvida e a natureza formal e retrospectiva das avaliações, elas também são detestadas por gerentes e funcionários.

Por outro lado, o gerenciamento de desempenho contínuo envolve reuniões regulares de verificação durante todo o ano combinadas com feedback frequente em tempo real com o objetivo de melhorar o desempenho de forma contínua. O gerenciamento de desempenho ágil decolou nos últimos anos , conforme a tecnologia avança e nossa compreensão da psicologia humana e da motivação melhoram. Além disso, as empresas estão reconhecendo os problemas inerentes às avaliações anuais e estão ansiosas para adotar novas formas de gerenciar seus talentos.

Mas por que o gerenciamento de desempenho é importante? Por que é vital monitorar a equipe? Qual é o propósito da gestão de desempenho? Quais são os benefícios comerciais do ciclo contínuo de gerenciamento de desempenho?

wps

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