Como o investimento no Mobile Marketing pode me trazer mais lucros

Como o investimento no Mobile Marketing pode me trazer mais lucros

As estratégias de negócios e marketing variam conforme o nicho de empresa e público que se deseja alcançar. Por isso, é preciso identificar as características essenciais ao criar o planejamento e incluir o Mobile Marketing para alcançar o maior número de possíveis clientes, principalmente porque os ambientes digitais se mostram cada vez mais vantajosos.

O comportamento dos consumidores tem mudado, em parte por causa da interferência da tecnologia presente na sociedade. 

Assim, os novos equipamentos disponíveis permitem facilidades que influenciam na forma como os produtos e serviços são oferecidos para o mercado consumidor. 

Ao mesmo tempo, os clientes procuram por facilidades que exigem o mínimo esforço e o máximo de conforto, qualquer que seja a situação em que se encontra, qual o produto almejado ou o serviço necessário.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasilieiro de Geografia e Estatísticas), os celulares são os aparelhos mais usados, ultrapassando até mesmo o número de linhas em relação ao número de habitantes.

Para se ter uma ideia, são 209 milhões de habitantes, enquanto o número de linhas ativas ultrapassa a incrível marca de 240 milhões, resultando em diversos aparelhos com acesso à internet. 

Outra pesquisa realizada pela mesma instituição aponta que muitos usuários realizaram algum tipo de compra via aplicativo, em um marketplace ou diretamente no site corporativo.

Dessa forma, as empresas que estão acompanhando o crescimento vertiginoso desses números precisam estar atentas quanto à aplicação do mobile marketing dentro de um planejamento de comunicação. 

Estratégia explora a jornada do consumidor

Os clientes que buscam as facilidades proporcionadas pela tecnologia querem trilhar o caminho mais fácil quando se trata de comprar algo pela internet. 

Com isso, é preciso levar em consideração que o celular está ao alcance das mãos, sendo um dos aparelhos mais acessíveis e fáceis de usar na rotina e com acesso à internet.

Dessa forma, a aplicação de uma estratégia voltada ao Inbound Marketing é essencial, criando um aplicativo da própria marca para explorar a jornada de compra. 

Além disso, é possível garantir:

  • Centralizar os canais de comunicação;
  • Disponibilizar ofertas pontuais;
  • Estimular programa de fidelidade;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Proporcionar descontos sazonais.

Para tudo isso funcionar de maneira adequada, o aplicativo precisa ser responsivo, com funcionalidades que mantenham o consumidor inserido por toda a facilidade proporcionada. 

Com isso, o relacionamento entre empresa e cliente fica cada vez mais estreitado, pois o engajamento está incluído em uma base que dá para definir estratégias e direcionar os produtos e serviços para públicos-alvos específicos.

Atice a curiosidade do cliente com propriedade

A apresentação em primeira mão de um produto ou serviço demonstra carinho e atenção para com os clientes, a partir do momento que uma empresa demonstra interesse em mostrar as novidades de maneira exclusiva. 

A criação de textos alusivos aos produtos, as qualidades e as facilidades que eles podem proporcionar no dia a dia da sociedade ajudam na divulgação, utilizando até mesmo essa curiosidade para que se espalhe pela internet, atraindo novos clientes.

A promoção de informações pontuais, colocando em prática o marketing de conteúdo como forma de determinar os materiais que serão divulgados e como isso será feito, também cria expectativas dos públicos e confere mais informações sobre a marca, produto e temas próximos, agregando um aspecto educacional e trazendo confiança ao cliente.

Mesmo em aplicativos ou em sites desenvolvidos para o mobile marketing, essas pílulas de comunicação com os usuários atuam como uma interação complementar, fixando a marca no imaginário do cliente e em sua rotina.

Com a tecnologia correta, como a realidade aumentada possibilitada pelas câmeras dos celulares, é possível criar comoção popular, experiências afetivas com a marca e viralizar em diferentes ambientes, extrapolando o mundo virtual e atingindo o espaço real.

Essas atividades podem ser complementares a outras mídias da comunicação, como banners em pontos de venda, estabelecimentos comerciais participantes e até mesmo nos próprios produtos da marca.

As possibilidades são infinitas quando se trata de um celular ou um tablet nas mãos, pois eles são leves e podem ser as ferramentas mais apropriadas para uma interatividade completa.

Tome posicionamento em assuntos interessantes

Pode-se dizer que, apesar de não substituir completamente as mídias tradicionais, o celular e demais mídias digitais trouxeram diversas facilidades e mudanças para a relação com os clientes e campanhas de publicidade e marketing.

Com isso, as redes sociais se tornaram um ambiente em que assuntos de interesse particular ou de quórum nacional, e até internacional, já ocupam espaço para debate. 

Inclusive, esses posicionamentos passam a ser cada vez mais determinantes para o relacionamento e adesão do público às marcas.

Outro aspecto que precisa ser considerado é que os smartphones podem ser levados para diferentes ambientes, e isso permite explorar as mídias sociais de maneira abrangente e em horários mais diversos.

Sendo assim, é importante investir nesses espaços tão acessados para que a experiência integral do cliente com a marca seja promovida, atraindo-os e fidelizando-os.

Para se ter uma ideia, apenas o Twitter Ads permite o contato com, pelo menos, 335 milhões de usuários ativos mensais.

Com isso, a empresa pode criar um planejamento de conteúdo para torná-la viral a partir do uso de palavras-chave, hashtags ou conteúdos compartilháveis que se relacionem com a audiência.

Outras redes sociais precisam acompanhar o planejamento de marketing e, por isso, é preciso entender como cada uma funciona para que toda a estrutura seja programada para atender às expectativas da empresa e se adequar aos algoritmos da rede.

Vale lembrar que as redes sociais servem como atrativo para conhecer a marca, novos produtos ou estabelecer a relação com os clientes, atraindo e fidelizando os nichos determinados. 

Dentro da estratégia publicitária em que envolve o uso das redes sociais é preciso lembrar do cuidado e uso dos dados. 

Mesmo com a LGPD (Lei Geral de Proteção Digital) em vigor, os dados dos clientes devem ser seguros e trabalhados com parcimônia, dentro da própria empresa.

Afinal, essas informações foram concedidas pelos clientes na base da confiança, ou colhidos por meio das interações com a marca. 

Deste modo, é preciso ter cautela e rigor no uso e mensuração, visto que os dados são determinantes para a qualidade das estratégias e bons resultados das campanhas, sejam elas patrocinadas ou orgânicas.

Invista em um planejamento de comunicação completo

Uma campanha de Marketing precisa somar esforços entre todos os modelos de comunicação possíveis, inclusive os equipamentos eletrônicos que permitem mobilidade.

As centrais multimídia de veículos, por exemplo, são uma ferramenta poderosa que podem ser utilizadas por diversas empresas do nicho, como postos de gasolina, restaurantes, oficinas mecânicas, estacionamentos, entre tantos outros estabelecimentos. 

Em diferentes situações, as empresas podem apresentar os produtos e serviços sem tirar a concentração do usuário, ou atrapalhar a navegação, visto que além dos materiais divulgados é possível criar materiais de inbound, que são procurados pelo usuário, como um reels ensinando a trocar o pneu.

O mobile marketing pode proporcionar aos clientes uma facilidade de acesso com um simples toque na tela, com uma cobertura ampla utilizando os dados do GPS da central multimídia e de acordo com as atitudes do usuário nas mídias, usando a central como meio de comunicação em momentos propícios.

É importante destacar que esse tipo de estratégia é pontual, pois está com um cliente em potencial inserido em um ambiente que lhe é confortável e predisposto a essa interação.

Assim, no momento do planejamento de marketing é preciso considerar as ferramentas apropriadas, incluindo mídias tradicionais e redes sociais, para o nicho e objetivo do negócio, bem como aquelas usadas pelo público-alvo.

Além disso, a possibilidade de utilizar um aplicativo em tempo real demonstra o imediatismo permitido pela tecnologia, atendendo às vontades dos consumidores de maneira pontual.

Atenção do consumidor é ponto de partida

A presença de uma marca na internet é determinante na relação com o usuário e se fixar no imaginário, mas principalmente porque é um mercado amplo e, ao mesmo tempo, pouco explorado.

Os anúncios relacionados ao mobile marketing devem ser atrativos, chamando a atenção em momentos oportunos, podendo aparecer como pop-up ou sem atrapalhar a navegação dos aplicativos.

No segundo caso, é possível criar uma publicação patrocinada no feed do instagram, direcionada para um público que já interagiu com a marca, retomando o contato, ou mesmo alimentando o perfil com conteúdos informativos com regularidade.

Com o uso da tecnologia e da inteligência comportamental dos consumidores, essa atração é um convite para que o internauta navegue por páginas que promovam interatividade e informações, encaminhando o usuário em um funil até que a venda se conclua.

Entre os modelos de publicidade que podem ser aplicados em uma tela, vale destacar:

  • Animação;
  • Banner horizontal;
  • Banner expansível;
  • Imagem estática.

O importante é fazer com que o internauta tenha a escolha entre clicar ou não para dar prosseguimento à compra, ou mesmo que seja a busca por mais informações – e/ou tenha essa sensação.

Por isso o investimento deve ser em diferentes mídias, como blogs, redes sociais, sites corporativos e até mesmo matérias em portais de notícias. 

Considerações finais

O comportamento dos consumidores mudou, e ainda passa por transformações por toda a tecnologia envolvida nos dias atuais e as facilidades promovidas. 

A disseminação da marca na internet está associada a diferentes aspectos, e isso deve ser percebido a todo instante para manter a empresa, produtos e serviços em evidência. Assim, as vendas crescem e os lucros tendem a aumentar consequentemente.

wps

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