Quais idiomas são usados ​​para o desenvolvimento de back-end?

Quais idiomas são usados ​​para o desenvolvimento de back-end?

2 tipos principais de desenvolvimento web ocorrem; desenvolvimento de front – end e back – end . O front end lida principalmente com a parte da IU da codificação, onde os servidores da web interagem com os usuários e o desenvolvimento do backend é a codificação que ocorre no lado do servidor. O front end é visível para o público, enquanto o backend não. Por isso, também é responsável pela forma como funciona internamente.

Os sites que usamos em nosso dia-a-dia geralmente são uma combinação de linguagens como HTML, CSS e JavaScript, todos protegidos pelo navegador que usamos, que decifra o código para que ele possa ser facilmente interagido. Neste tópico, vamos conhecer as linguagens de programação de back-end.

linguagens de desenvolvimento

Código de back-end é aquele que se comunica com o front-end enviando e recebendo mensagens que devem ser interpretadas e exibidas na página da web. Além disso, existem 2 tipos de sites – estáticos e dinâmicos. Uma página web estática é aquela cujo conteúdo não muda muito e uma aplicação web dinâmica é aquela cujo conteúdo muda de acordo com os dados presentes em seu banco de dados e pode ser customizado. Todo site precisa de um banco de dados que gerencia e armazena todas as informações. Os diversos bancos de dados do mercado são Oracle SQL, MySQL, PostgresSQL e SQLServer. Algumas das linguagens de programação de backend usadas para criar sites dinâmicos são C, C ++, Java, Ruby, PHP, .Net e Python.

Lista de linguagens de programação back-end

Aqui, vamos examinar algumas dessas linguagens e ter uma ideia básica sobre como usá-las:

1. Java

Java é uma linguagem de programação concorrente orientada a objetos de uso geral desenvolvida pela Sun Microsystems em 1995. Ela usa um mecanismo chamado JVM (Java Virtual Machine) que fornece um ambiente de tempo de execução para executar o código Java e seus aplicativos. Ele traduz o código de byte Java em uma linguagem que pode ser interpretada pelas máquinas. JVM faz parte do JRE (Java Runtime Environment).

Java possui alguns recursos principais, como segue:

  • Orientado a objetos – significa que o código é estruturado e modelado como um conjunto de objetos que podem ser manipulados, controlados e facilmente estendidos.
  • Básico – a linguagem Java é muito básica e simples de dominar, uma vez que você tenha entendido o conceito de OOP (Programação Orientada a Objetos)
  • Independente de plataforma – Java não depende de nenhuma plataforma específica porque, durante a compilação, é compilado para um formato de bytecode independente que pode ser distribuído e traduzido por JVM em qualquer plataforma.
  • Robusto– o Java tem um bom gerenciamento de memória e manipulação de exceções, o que o torna mínimo o código sujeito a erros.
  • Multi-Threading – o Java pode executar várias tarefas simultaneamente devido a esse recurso que ajuda a economizar muita memória.

2. Ruby

Ruby é uma linguagem de programação codificada por Yukihiro Matsumoto em meados da década de 1990. É uma linguagem de código aberto, orientada a objetos, dinâmica e reflexiva. Como o Java, ele é independente de plataforma e, portanto, pode ser executado no Windows, Mac e em todas as versões do Unix. Ruby segue um princípio chamado POLA (Principle Of Least Astonishment), o que significa que a linguagem reduz a confusão para usuários experientes.

Alguns dos recursos do Ruby são:

  • Orientado a objetos – significa que tudo em Ruby é expresso na forma de objetos. Cada objeto terá uma classe e cada classe terá uma superclasse. Todas as regras escritas para objetos se aplicam a Ruby inteiro.
  • Flexibilidade– Em Ruby podemos adicionar, remover e personalizar peças facilmente. As peças existentes podem ser modificadas e não existem tais restrições.
  • Tipagem dinâmica– Programas em Ruby não são compilados como tal. Uma variável pode conter todos os tipos de objetos. Ruby procura um nome de método quando é chamado, independentemente do tipo de objeto.
  • Mixin– Um dos recursos exclusivos do Ruby é que ele possui apenas uma única herança. Ele opera principalmente em módulos que não possuem muitas instâncias. Como alternativa, um módulo pode ser unido à classe.
  • Hashing– é um dos tipos de coleção de pares de valores-chave separados por vírgulas.
  • Aberto– Isso significa que as classes e métodos Ruby podem terminar com uma pergunta e pontos de exclamação.
  • Persistência– Em caso de método ausente, Ruby chama o mesmo com seu nome com o qual não conseguiu localizar seus argumentos.

3. Python

Python é uma linguagem de programação de código aberto, orientada a objetos e interativa que recebeu o nome de um programa de televisão chamado “Monty Python’s Flying Circus” de Guido van Rossum em 1991. Python é uma linguagem interpretada, o que significa que não há necessidade de compilação para executá-la . É uma linguagem simples e de alto nível para iniciantes devido à sua sintaxe fácil. Também é independente de plataforma.

4. PHP

“PHP: Hypertext Preprocessor” que anteriormente significava “Personal Home Page” é outra linguagem de script de código aberto usada no lado do servidor. É muito popular sendo usado em vários grandes gigantes como WordPress e Facebook. A linguagem PHP só pode ser interpretada pelo servidor que tem o PHP instalado. Seu arquivo termina com a extensão “.php”. Comparado com outras linguagens, o PHP é considerado uma linguagem estável.

Isso não significa que esses são os únicos 4 idiomas que existem. Dia a dia, muitas novas linguagens de script estão surgindo, as quais também podem ser incluídas em seu projeto. O front-end deve sempre ser compatível com scripts robustos do lado do servidor. Portanto, um desenvolvedor de back-end deve identificar primeiro os objetivos e os requisitos de integração antes de escolher uma linguagem de programação.

wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *