Os benefícios da automação de processos de negócios

Os benefícios da automação de processos de negócios

Na busca por minimizar custos e, ao mesmo tempo, obter o maior retorno possível sobre o investimento (ROI), as empresas buscam oportunidades para cortar gastos sempre que possível. 

Mas na era da transformação digital, criar valor por meio da otimização estratégica em particular, por meio do uso da automação de processos de negócios, é tão crucial quanto encontrar economia imediata por meio de custos mais baixos. Automatizar processos de negócios é especialmente importante em aquisições, onde melhorias em processos de alto volume podem levar a economias substanciais e valor de longo prazo para sua organização.

Compreender os benefícios da automação das práticas de negócios oferece à sua organização uma vantagem na criação não apenas de fluxos de trabalho e controles mais eficientes e econômicos, mas também de vantagem competitiva. 

Com as ferramentas e práticas certas, você pode automatizar e otimizar todas as suas práticas de negócios para atingir as metas de valor, economia e excelência operacional da sua empresa.

Por que é importante automatizar os processos da sua empresa

Tradicionalmente, as práticas de negócios têm se mostrado difíceis de otimizar de forma eficaz, já que muitas eram difíceis de monitorar e avaliar em tempo hábil. As pequenas empresas consideraram esse aspecto do gerenciamento de processos de negócios especialmente desafiador, pois careciam dos recursos humanos e das ferramentas de gerenciamento de dados mais prontamente disponíveis.

Com a transformação digital, empresas de todos os tamanhos no século XXI ganharam a capacidade de obter muito mais transparência e controle sobre seus fluxos de trabalho.

A automação de processos de negócios (BPA) desbloqueia esses recursos. O BPA envolve o uso de software de automação para assumir o controle de tarefas repetitivas de alto volume para melhorar a eficiência, precisão e velocidade. 

Isso gera economia imediata por meio da redução de custos, mas também cria valor ao liberar os membros da equipe para investir seu tempo e talentos em inovação, desenvolvimento estratégico e planejamento, preservando sua capacidade de intervir quando necessário.

Conceitos Básicos de Automatização de Processos de Negócios

Embora duas empresas nunca tenham a mesma abordagem para a automação de processos de negócios, alguns conceitos básicos estão no centro de cada implementação:

Análise de necessidades: antes de implementar qualquer ferramenta de automação, é importante entender quais áreas de seu negócio se beneficiarão mais com a automação e como a integração de uma solução de automação ajudará sua organização a atingir seus objetivos de negócios.

Integração: Quando implementada corretamente, uma solução de automação não só se integrará perfeitamente ao seu planejamento de recursos corporativos (ERP), gerenciamento de recursos do cliente (CRM) e software de contabilidade, mas se tornará o núcleo de um ambiente de software totalmente integrado com gerenciamento de dados centralizado.

Modularidade: o melhor software de automação da classe tem a flexibilidade de dar a grandes e pequenas empresas a capacidade de traçar seu próprio caminho para a transformação digital, automatizando em estágios, conforme ditado pelo orçamento, estratégia e cultura corporativa.

Acessibilidade: uma solução de automação de processos de negócios bem implementada antecipa os desafios que podem surgir com a obtenção de adesão da gerência e da equipe e oferece educação e treinamento para obtê-la.

Facilidade de uso: para otimizar os fluxos de trabalho de maneira eficaz, a automação do processo de negócios busca simplificar e aprimorar. Na prática, isso significa criar processos automatizados tão eficientes quanto possível, mas também facilmente compreendidos e gerenciados pelos membros de sua equipe, caso seja necessária intervenção humana.

O desenvolvimento de seus processos de automação, mantendo esses conceitos em mente, ajuda você a identificar e atender às suas necessidades de negócios com mais rapidez e eficiência.

Principais benefícios da automatização de processos de negócios: o potencial de aquisições

Tecnologias como inteligência artificial (IA), automação e análises avançadas ajudam as empresas a obter mais economia e valor de praticamente qualquer processo de negócios.

Na produção, por exemplo, os processos de automação possibilitam que as empresas produzam em massa componentes e produtos acabados com tolerâncias e taxas que nenhum ser humano poderia esperar igualar – sem erro humano. Isso reduz os custos operacionais e libera capital que você pode investir na melhoria de seus produtos existentes ou na criação de novos.

No suporte ao cliente, chatbots avançados, alimentados por IAs reativos que aproveitam o aprendizado de máquina possibilitam atender mais clientes com mais rapidez. 

Esses chatbots podem lidar facilmente com tarefas repetitivas de alto volume, como recuperar informações de contas, processar pagamentos de comércio eletrônico e até mesmo implantar aplicativos móveis ou responder a solicitações e comentários recebidos via mídia social, elevando as solicitações na cadeia de comando para um ser humano vivo, conforme necessário. 

A satisfação do cliente aumenta, os custos indiretos diminuem e você agrega valor por meio de uma forte reputação com o público comprador.

Inteligência artificial, produtividade real e economia

Um Software que realmente emula imaginação humana, bem como a inteligência pode ainda não existir, mas as ferramentas que sua empresa não têm, incluindo automação de processo robótico, são certamente muito benéficos, até a tarefa de transformar processos manuais que consomem uma grande quantidade de tempo e recursos para pouca eficiência. 

Isso é especialmente evidente, onde processos como criação de pedido de compra, processamento de fatura e seus fluxos de trabalho de aprovação são fáceis de otimizar usando a velocidade, precisão e resistência da IA. Entregar essas tarefas repetitivas à automação do fluxo de trabalho também remove o erro humano e o trabalho adicional que ele cria.

Melhor ainda, os avanços na IA agora possibilitam que os bots de software aprendam a melhorar seu desempenho já impressionante. Com o aprendizado de máquina interativo e o suporte apropriado de “colegas de trabalho” humanos, a IA pode refinar ainda mais seu desempenho ao longo do tempo para produzir ainda mais eficiência e velocidade, o que, por sua vez, cria maior economia de custos.

Competir na economia global de hoje requer mais do que cortar custos; é necessário um compromisso com a transformação digital por meio de melhorias como automação de processos de negócios. 

Você está pronto para explorar o potencial oculto que espreita em seus fluxos de trabalho? Invista em automação de processos e comece a gerar valor enquanto reduz custos e aumenta a conformidade e a produtividade.

Igor

Igor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *