As vantagens e desvantagens das consultas online

As vantagens e desvantagens das consultas online

Normalmente, os médicos e outros profissionais de saúde cuidam de seus pacientes pessoalmente em instalações como consultórios médicos, clínicas ou hospitais. Mas, graças aos computadores, smartphones e outras novas tecnologias digitais, os profissionais médicos agora podem diagnosticar, tratar e supervisionar o atendimento de seus pacientes virtualmente.

A consulta online é definida como a prestação de serviços de saúde à distância por meio do uso de tecnologia. Pode incluir tudo, desde a realização de visitas médicas pelo computador até o monitoramento remoto dos sinais vitais dos pacientes. Sua definição é mais ampla do que a de telemedicina, que inclui apenas a prestação remota de cuidados de saúde. A telessaúde também inclui o treinamento e a educação continuada de profissionais médicos.

A telessaúde pode ser fornecida de uma das três maneiras:

Síncrono – quando o médico se comunica com o paciente em tempo real via computador ou telefone

Assíncrono – quando dados, imagens ou mensagens são gravados para serem compartilhados com o médico posteriormente

Monitoramento remoto do paciente – quando medições como peso ou pressão arterial são enviadas para o provedor de cuidados de saúde

Vantagens da consulta online

O uso de tecnologia para fornecer cuidados de saúde tem várias vantagens, incluindo economia de custos, conveniência e a capacidade de fornecer cuidados a pessoas com limitações de mobilidade ou àquelas em áreas rurais que não têm acesso a um médico ou clínica local. 

Por essas razões, o uso da telessaúde cresceu significativamente na última década. Atualmente, grande parte dos hospitais estão optando por essa modalidade no Brasil conectando médicos e pacientes remotamente via telessaúde, contra 35% há uma década. Pela consulta online é possível até iniciar um tratamento para ejaculação precoce masculina, só por aí já dá pra ter uma noção de como pode ser positivo essas consultas.

A telessaúde se tornou ainda mais essencial durante a pandemia de coronavírus ( COVID-19 ). O medo de espalhar e contrair o vírus durante as visitas médicas pessoais levou a um maior interesse e uso de tecnologia para fornecer e receber cuidados de saúde.

Quase três quartos dos americanos pesquisados ​​disseram que a pandemia os deixou mais ansiosos para experimentar o atendimento virtual. E um em cada quatro americanos com mais de 50 anos disse que tinha feito uma consulta virtual de saúde durante os primeiros três meses da pandemia, contra apenas 4% dos adultos mais velhos que fizeram uma visita remota no ano anterior.

O que você pode fazer com telessaúde

  • Todas as seguintes atividades e serviços são possíveis com a ajuda da telessaúde:
  • Registrar medidas como peso, ingestão de alimentos, pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de açúcar no sangue, manualmente ou por meio de um dispositivo vestível, e enviá-las ao médico.
  • Fazer uma visita virtual com seu médico ou enfermeira pelo computador ou smartphone.
  • Use um portal online para verificar os resultados dos seus exames, solicitar recargas de receitas, enviar uma mensagem ao seu médico ou agendar uma consulta.
  • Compartilhar informações como resultados de testes, diagnósticos, medicamentos e alergias a medicamentos com todos os provedores que você consultar.
  • Coordenar o atendimento entre o seu provedor de cuidados primários e quaisquer especialistas que você visitar – incluindo o compartilhamento de anotações e resultados de exames entre consultórios médicos em locais diferentes.
  • Receber lembretes por e-mail ou texto quando chegar a hora de fazer mamografias, colonoscopias e outros exames ou vacinações de rotina.
  • Monitorar idosos em casa para verificar se eles estão comendo, dormindo e tomando seus medicamentos na hora certa.

Desvantagens das consultas online

A consulta online oferece uma maneira conveniente e econômica de ver seu médico sem ter que sair de casa, mas tem algumas desvantagens.

  • Não é possível fazer todo tipo de visita remotamente. Você ainda precisa ir ao escritório para coisas como exames de imagem e exames de sangue, bem como para diagnósticos que exigem uma abordagem mais prática.
  • A segurança dos dados pessoais de saúde transmitidos eletronicamente é uma preocupação.
  • Embora as seguradoras estejam cobrindo cada vez mais o custo das visitas de telessaúde durante a pandemia de COVID-19, alguns serviços podem não ser totalmente cobertos, resultando em custos diretos.
wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *