Como um sistema de fluxo de caixa é muito importante para sua empresa

Como um sistema de fluxo de caixa é muito importante para sua empresa

Muitos novos proprietários de empresas perguntam: “O que é fluxo de caixa e por que é tão importante?” A resposta curta é o fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra em uma empresa e a quantidade de dinheiro que sai. Pense nisso como um tanque de água: a água entra pela parte superior e escoa pela parte inferior. Portanto, para manter o tanque bem cheio, você quer mais entrando do que saindo. Fim do artigo, certo? Bem, na verdade não…

Vamos mostrar no decorrer desse artigo como ter um fluxo de caixa saudável é de suma importância para sua empresa.

O que é fluxo de caixa?

Entrada de dinheiro

A entrada de caixa é a força vital do seu negócio e vem de fontes como pagamentos de clientes, recebimento de um empréstimo, infusão monetária de um investidor ou juros sobre economias ou investimentos. 

fluxo de caixa

O dinheiro também é importante porque mais tarde se torna o pagamento de coisas que fazem o seu negócio funcionar: despesas como estoque ou matéria-prima, funcionários, aluguel e outras despesas operacionais. Naturalmente, o fluxo de caixa positivo é preferido. 

Fluxo de caixa positivo significa que seu negócio está funcionando bem. Um fluxo de caixa positivo alto é ainda melhor e permitirá que você faça novos investimentos (contratar funcionários, abrir outro local) e expandir ainda mais o seu negócio. 

Organize-se e planeje-se

O fluxo de caixa positivo é impulsionado por duas coisas: organização e planejamento.

Vamos começar definindo sua linha de base. Comece observando o dinheiro que você tem em mãos; pode ser dinheiro que você investiu no negócio, dinheiro na conta bancária da empresa, empréstimos que você recebeu ou um investimento de um parceiro.

Se você está apenas começando seu negócio, seu interesse no fluxo de caixa está na hora certa. Faça uma lista de todas as despesas iniciais únicas que você pagou ou espera pagar. Pense em taxas de incorporação, legais e contábeis, licenças e autorizações, construção ou reforma, um depósito de segurança em um contrato de aluguel ou compra de propriedade, materiais de marketing e sinalização, estoque inicial ou suprimentos, acessórios como caixas registradoras, suprimentos de escritório, móveis, equipamentos, etc.

Em seguida, você deseja determinar suas fontes de caixa mensais esperadas. Podem ser vendas projetadas, empréstimos que você sabe que estão chegando em uma determinada data, investimentos de parceiros ou investimentos. 

Se você for um novo negócio, convém projetar as vendas de forma conservadora (melhor para ter um desempenho superior e ter uma entrada de caixa melhor do que você pensava). Se você já iniciou seu negócio ou está comprando um negócio de outra pessoa, tem uma vantagem distinta: histórico de vendas. A história não pode prever o futuro, mas pode pintar um quadro decente de como será o futuro e quais mudanças nos negócios você pode precisar fazer.

Finalmente, você precisará avaliar suas despesas mensais. Isso pode ser um pouco complicado porque é fácil ignorar as coisas e obter uma surpresa que você realmente não deseja. As despesas mensais a serem levadas em consideração podem incluir aluguel ou hipoteca, seguro, publicidade, marketing, hospedagem de sites, viagens, serviços públicos, folha de pagamento, estoque, impostos, pagamentos de empréstimos, capital de giro e, por último, mas não menos importante, pagando a si mesmo!

O mais importante neste processo é ser honesto e objetivo. Faça sua lição de casa e obtenha estimativas precisas de custos. Se os custos parecem altos, simplesmente projetar mais vendas quando você não tem capacidade para fechar essas vendas não vai encher o tanque de água proverbial. Então, talvez você restrinja o fluxo de saída. O que você pode reduzir ou cortar? 

Como melhorar o fluxo de caixa de entrada

Se você fatura os clientes e eles têm um prazo razoável para pagar, isso pode tornar o planejamento complicado. No entanto, existem maneiras de incentivar seus clientes a pagar suas contas mais rapidamente:

Emita faturas prontamente e faça o acompanhamento regular. Isso parece simples, mas muitas pessoas adiam ou evitam pagar os outros simplesmente porque não gostam de abrir mão de seu dinheiro.

Ofereça um desconto para pagamento antecipado. Se o seu contrato padrão tem prazo de trinta dias, dê um pequeno desconto para pagamento em 10 dias.

Estruture o pagamento com um depósito inicial ou, se for um projeto longo, programe intervalos de pagamento ao longo da vida do projeto. Isso garantirá que você receba algum dinheiro pelo caminho.

Pagando suas contas de maneira inteligente

Você tem que pagar suas contas, não há como contornar isso. É vantajoso pagá-los em tempo hábil se quiser construir a confiança de seus credores. (Além disso, alguns dizem que é um bom carma.) Mas, uma vez que estamos falando sobre saída, precisamos considerar o bom e velho fluxo de caixa. Existem maneiras de pagar suas contas de forma inteligente para garantir que seu fluxo de caixa permaneça positivo:

Sobrevivendo meses magros

Todos nós sabemos que pode haver um lapso entre a venda e o recebimento do pagamento. Mas as contas não vão desaparecer magicamente ou mudar suas datas de vencimento porque você não recebeu o pagamento. Você precisa ter dinheiro suficiente para passar pelos meses magros, quando o fluxo simplesmente não existe.

Crie algumas reservas de caixa para evitar esse problema. Revise seu histórico de fluxo de caixa e chegue a uma estimativa de reservas que cobriria seu negócio por três meses, seis meses e um ano. O simples fato de saber esses números pode ajudá-lo a traçar um quadro melhor e, assim, tomar melhores decisões de negócios.

Você também pode obter uma linha de crédito com seu banco. Quando você está liberado, é mais fácil conseguir dinheiro do que quando não está, portanto, você pode conversar com seu banqueiro sobre a possibilidade de emprestar até um limite predefinido sempre que precisar.

wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *