As 7 principais linguagens de programação

As 7 principais linguagens de programação

Ao longo dos últimos anos, o Python tem crescido constantemente no ranking das linguagens de programação. Este ano, ele finalmente ultrapassou a sequência de Java e avançou. Enquanto isso, houve um ressurgimento surpresa do JavaScript, talvez indicando que os empregadores estão procurando mais desenvolvedores front-end à medida que redesenham seus sites. Enquanto isso, todos os outros idiomas permaneceram estáveis, com um aumento gradual em todas as áreas. Parece que a demanda por programadores ainda está aumentando e duvidamos que tenha atingido o pico ainda.

Vejamos as principais linguagens de programação de 2020 com um pouco mais de detalhes e o que elas são usadas principalmente para criar.

Python: a mais versátil das principais linguagens de programação de 2020

Formulários. Scripts simples. Links para bancos de dados. É possível criar praticamente qualquer coisa em Python. Além disso, também é usado para criar redes neurais para inteligência artificial. Parte disso se deve à vasta biblioteca padrão, mas também porque é compatível com a maioria dos principais sistemas e bancos de dados. Por último, é uma linguagem com sintaxe bastante simples, o que a torna muito fácil de ler. Não é nenhuma surpresa que esteja no topo da nossa lista.

linguagens

Tenha cuidado: Python 2 foi descontinuado este ano. Portanto, é hora de mudar para o Python 3, se ainda não o fez. Isso pode causar problemas com programas mais antigos, pois as duas versões não são totalmente compatíveis. Talvez seja por isso que vimos um aumento na demanda.

Java: o carro-chefe da programação

Com a filosofia “ Escreva uma vez, trabalhe em qualquer lugar” , é muito popular entre as empresas que buscam garantir que seus aplicativos tenham uma experiência de usuário consistente. Os programas Java devem ser capazes de rodar em uma rede, sem importar o sistema operacional que o usuário está executando.

Ele também é amplamente usado para aplicativos Android, o que provavelmente é o motivo pelo qual no passado sempre foi nosso principal candidato.

JavaScript: tornando sites interativos

A maioria dos navegadores da web é compatível com JavaScript agora. Ele funciona com HTML e CSS para permitir que as empresas criem sites interativos. É uma adição extremamente importante às principais linguagens de programação de 2020, já que a maioria dos sites depende da funcionalidade que o JavaScript traz.

É importante notar que é principalmente uma linguagem de front-end e você não deve confundi-la com Java. Embora as duas linguagens tenham sintaxe semelhante a C, é aí que as semelhanças terminam.

C ++: A (quase) linguagem de referência

Para entender a diferença entre C, C ++ e C #, você precisa entender em que nível a linguagem é executada. C é executado diretamente em cima do Assembly, a linguagem que um computador lê para realmente executar tarefas. Portanto, C é usado principalmente para criar sistemas operacionais ou programas mais antigos.

linguagens

C ++, por outro lado, está essencialmente um nível acima de C. Ele se baseia na linguagem e permite a programação orientada a objetos. Por causa da onipresença dessas linguagens, elas são um bom ponto de partida para novos programadores.

C #: a linguagem empresarial

Esta é a tecnologia mais complicada da família C em nossas principais linguagens de programação de 2020, mas pode ser mais fácil de aprender. É considerada uma linguagem de alto nível, pois não compila em Assembly, mas em byte-code. (Ele é executado em uma máquina virtual, que aloca a memória para você.)

É comumente usado para criar aplicativos internos para empresas, portanto, os desenvolvedores provavelmente se verão fazendo software sob medida. Talvez seja por isso que não vemos tanta demanda atualmente, conforme as empresas mudam para mais aplicativos da web e serviços baseados em nuvem.

PHP: a linguagem dos servidores

Esta linguagem de programação top de 2020 é usada principalmente em sites para obter dados de um banco de dados. Ele pode ser incorporado diretamente em HTML para criar aplicativos da web. Como uma linguagem de código aberto, ela está em constante mudança e melhoria. Mas parece que a demanda ainda é baixa em comparação com linguagens como JavaScript.

Perl: a fita adesiva da Internet

Originalmente, o Perl foi projetado para manipular texto, mas agora se expandiu para administração de rede, desenvolvimento web e aplicativos. É rápido criar programas em Perl, por isso é bastante comum vê-lo usado para protótipos, onde uma empresa só precisa provar que o conceito funciona.

A desvantagem é que Perl tem uma reputação um pouco ruim. Isso se deve em grande parte ao código que os desenvolvedores escrevem, e não à linguagem em si. E nos últimos anos, os empregos permaneceram estáveis, embora baixos.

Você deveria aprender SQL?

Tantos empregos, mas quase ninguém está realmente procurando o treinamento. É porque a força de trabalho já está treinada? Ou isso é um sinal de que não há pessoas suficientes que conheçam SQL por aí?

linguagens

SQL é uma linguagem usada para gerenciar e atualizar bancos de dados. Geralmente, ele está associado a outra linguagem, como C #, que então pega os dados e faz o trabalho pesado. E muitas vezes as empresas maiores terão um servidor SQL, armazenando grandes quantidades de dados sobre seus produtos, por exemplo. Saber como manipular e controlar esses dados corretamente é essencial para essas funções. Portanto, se você está aprendendo uma linguagem como Python ou C #, vale a pena verificar se você também aprenderá SQL.

A ascensão de R é uma oportunidade?

Existem mais de 50.000 empregos para R, mas parece que quase ninguém está procurando por treinamento. Mas por que R está tão quente agora?

Pode ser porque houve um grande aumento na análise de dados. A “internet das coisas” significa que cada vez mais dispositivos estão conectados, e a análise de mídia social é um tema importante para os departamentos de marketing. Todos esses dados e muito poucas pessoas habilitadas o suficiente para examiná-los e encontrar as respostas. Esse pode ser o motivo pelo qual o idioma está sendo solicitado.

wps

wps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *